segunda-feira, 8 de março de 2021

A quem se endereça a PA?


 


Q.: Does P.A. agree with modern science?

S.A.: Much older than science, P.A. perceives science as an evolutionary phenomenon that must be taken into account, but with an awareness of its limits since it is continually changing.


Q.: To whom P.A. is addressed?

S.A.: Only to people who sense a genuine need for it. The prerequisite is to be an adult and to have had enough experience of life or of other spiritual systems. When they have seen the limits of the preceding, they can expect more from their “Work” in P.A. (A Spiritual Master in the 21st Century - Meetings with Selim Aïssel, Francois Merlin, 2010, Living Wisdom Press, p. 18)


P.: A P.A. concorda com a ciência moderna?

S.A.: Muito mais velha que a ciência, a P.A. percebe a ciência como um processo evolucionário que deve ser levado em conta, mas com a consciência de seus limites, posto que está continuamente em mudanças.


P.: A quem a P.A. está endereçada?

S.A.: Somente para pessoas que sintam uma genuína necessidade. O pré-requisito é ser um adulto e ter tido suficiente experiência de vida ou de outros sistemas espirituais. Quando eles vêem os limites dos precedentes, eles podem esperar mais de seu “Trabalho” na P.A. (A Spiritual Master in the 21st Century - Meetings with Selim Aïssel, Francois Merlin, 2010, Living Wisdom Press, p. 18, tradução livre de João Fleury)



Reflexão


A Psico-Antropologia leva a ciência em consideração tendo em mente a contingência de até onde esta já fez o reconhecimento, ainda que parcial, do aspecto que veio à tona no tema abordado.


Do ponto de vista de quem faz o trabalho interior tendo-o como aspecto central de sua existência, e tendo-o recebido por cadeia sucessória justa (ou seja, com todo o conhecimento acumulado na transmissão Mestre/Discípulo que se dá ao longo dos tempos), aquilo que é chamado de ciência entra somente como uma pequena parte a ser levada em conta, qualquer que seja a empreitada em andamento, posto que, em geral, este termo designa somente o saber exterior comum a quem ainda não desenvolveu a faculdade de entrar em contato consciente e voluntário com aquilo que é supra sensível (que está além dos cinco sentidos).


Sem uma atenta experiência na vida é muito difícil que alguém reconheça o real valor da Psico-Antropologia, vez que esta tem sempre uma valorização dos aspectos consciência e espiritualização, em todos os seus desdobramentos. Quem não procurou buscar um sentido mais profundo da vida, em termos práticos, ou aquele que ainda não entrou em contato com os chamados “caminhos espirituais”, tem uma grande chance de “perder entre os dedos” aquilo que é o mais valorizado pela Psico-Antropologia.


Em termos da prática do Direito e da Advocacia, é possível se dizer que a experiência do cotidiano jurídico nos traz algumas faculdades intuitivas que podem nos dar uma ideia de valores e instrumentos ativos da Psico-Antropologia, quando pensamos no “faro” que é desenvolvido para se perceber “se a verdade está realmente em cima da mesa” ou “a verdadeira intenção de quem está do lado de lá da mesa”.


É muito comum também, com o passar dos anos, que o profissional do chamado “mundo jurídico” obtenha de suas reflexões a colheita de resultados verificados pela sua prática, os quais são verdadeiros e valiosos “bens de sabedoria”, que podem ser utilizados tanto para o exercício profissional quanto para a transmissão do mistér profissional, ou ainda para a alteração do estado íntimo de quem chega com uma questão que lhe tenha tirado a paz interior.



Saudações,


João Fleury

joaofleury@gmail.com

+55 11 945554949



Dica - entre em contato com a parte prática da Psico-Antropologia de Selim Aïssel fazendo uma prática, em português, com a Renata Fonseca, pelo link https://us04web.zoom.us/j/4596702362 (senha: 468531), sendo que ela começou uma jornada de vinte e um dias em prol da saúde geral, na Meditação Eufônica de Harmonização Energética que facilita todas as noites, ao vivo, às 21h.


Convite:

O último mestre de Selim Aïssel, que inclusive o ajudou na formulação da Psico-Antropologia, conforme dito por ele mesmo, foi um Dervixe Hakim (médico) do Kafiristão, o Grandshaykh (Grão Mestre) Pir (ancião, mais sábio) Kejtepp Ançari. A palavra turca “Dervixe” designa a mesma coisa que a palavra árabe “Sufi” (pois uma é tradução da outra). Em conversa com o representante da Ordem Sufi Naqshbandi do Brasil, Shaykh Abdul Qadir, obtive autorização para convidar a todos a assistir a uma Meditação Sufi intitulada “Lembrança de Deus” (Zickr), na próxima quinta-feira às 20h, que pode ser acessada pela página no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC6-8EOfhxxb6mcKTjrkAhYw)



Links:

Escola de Psico-Antropologia: http://epag.org/po/

Vídeo Blog do Selim Aïssel: ttps://www.selim-aissel.com/blogessentiel/tags/Portuguese/


Youtube:

Selim Aïssel Brasil - Portugal: https://www.youtube.com/channel/UC1Yv62UeElgqywE2asRGt9g

La Chaine que nous LIBÈRE: https://www.youtube.com/channel/UCp7XgLVeYbT-LxPmUTds4Ag

Selim Aïssel English: https://www.youtube.com/channel/UCFFuYEcUFWqCniBPO_0FVrQ

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